Durante o verão todos os tipos de cabelos ficam expostos a agressões do sol, da água do mar e da piscina que maltratam e tiram a vida e o balanço dos fios.
Nesta época, os cuidados devem ser redobrados, com o uso de produtos de tratamento específicos para cada caso, filtro solar e muita hidratação.
O cabeleireiro Rogério de Moraes Oliveirado salão Vitrine Hair Studio ensina como cuidar de cabelos coloridos ou tratados quimicamente, rebeldes, oleosos e ressecados nesta época do ano.
• Cabelos coloridos ou tratados quimicamente
Danos causados pelo Sol
Os cabelos loiros ou com mechas podem amarelar se ficarem muito expostos ao sol sem proteção.
Rogério indica o uso de filtro solar específico para cabelos tingidos. “Existem cremes de pentear que possuem filtros solares para o cabelo, como por exemplo, o
creme de pentear Vitamino Color da L’óreal Paris Professionnel”.
Cabelos coloridos de outra cor podem desbotar por oxidação, ou seja, a água oxigenada utilizada durante a coloração é potencializada em uma escala menor que o salão, porém com a exposição diária, há o desbotamento da cor, explica Rogério.
Os malefícios da água da piscina aos cabelos coloridos
A piscina possui muito cloro para purificar a água para todos os banhistas e, segundo Rogério, a pigmentação química esverdeada impregna nos fios de cabelos, o que pode deixar os cabelos loiros literalmente verdes e provocar o desbotamento de outras cores ou o ressecamento pelo excesso de cloro.
As conseqüências dos banhos de mar aos cabelos tingidos
O mar possui muito sal em sua composição e esse sal resseca o cabelo da mesma forma que o cloro da piscina. “O sal impregna nos fios arrancando os seus pigmentos e deixando o cabelo desbotado, sem contar que toda praia vem acompanhada de muito sol. Somando os fatores prejudiciais aos fios coloridos,há a perda do brilho e a intensidade da cor”, explica Rogério.
DICAS DO CABELEIREIRO
Rogério recomenda o uso continuo de um creme de pentear que dê proteção intensa, “use sempre um shampoo de ótima qualidade para lavar, de acordo com a necessidade do fio, e nos casos de grande contato com o cloro, use um shampoo de limpeza profunda para retirar o excesso de cloro”. Rogério explica ainda que em caso de cabelos com escova progressiva danificados pelo cloro ou sal, é preciso primeiro tratar o fio de cabelo e, depois,fazer outra progressiva.
“Sempre recorra a tratamentos intensivos nos salões de cabeleireiros, como cauterizações, queratinas, reconstruções e selamentos térmicos. Este ultimo, muitas vezes, pode até substituir a escova progressiva. E, tenha sempre produtos de tratamento em casa, como creme de pentear e máscaras”, ele completa.
Rogério afirma que cuidar do cabelo quimicamente tratado durante o verão dá muito trabalho, mas com certeza vale a pena.
Nós mulheres com certeza concordamos com ele!
Indicações de produtos
• Cabelos rebeldes
Os cabelos rebeldes ficam mais difíceis de disciplinar durante o verão, mas Rogério explica que existem produtos específicos para tratar com eficácia. “Os melhores tratamentos são os produtos antifrizz, eles disciplinam os cabelos de forma a torná-los mais fáceis para pentear, porém esses produtosnão alisam o seu cabelo”.
DICAS DO CABELEIREIRO
Segundo Rogério, existem tratamentos com ampolas especificas para cabelos rebeldes que resultam em um tratamento mais profundo, como cauterizações e reconstruções capilares.
Indicações de produtos
• Cabelos oleosos
Os cabelos oleosos ficam mais expostos durante o verão, pois com o calor perdem mais rapidamente a sua leveza, ficando com aspecto sujo.
Porque isso acontece?
Segundo Rogério, eles não estão mais sujos.Na verdade, “eles produzem mais óleo na intenção de proteção, lembrando que,para o organismo, a oleosidade do couro cabeludo é uma forma de defesa e proteção. Porém, o excesso de oleosidade é um problema bem incomodo”.
DICAS DO CABELEIREIRO
Rogério recomenda sempre lavar os cabelos de forma correta e não excessiva. “Existem shampoos para equilibrar a oleosidade, denominados shampoos de equilíbrio. Os shampoos de tratamento do couro cabeludo deixam a oleosidade controlada e não limpam excessivamente”.
Raiz oleosa e pontas ressecadas? Como tratar esse problema?
As pessoas que tem os cabelos oleosos, geralmente, não cuidam das pontas, o que é um erro, segundo Rogério. “A oleosidade é uma disfunção do couro cabeludo e não do cabelo, então é necessário o uso de um condicionador adequado”.
Indicações de produtos
• Cabelos ressecados
Os cabelos normais a secos podem ficar mais ressecados durante o verão, pela falta de umidade e a falta de hidratação adequada.
DICAS DO CABELEIREIRO
Rogério indica o uso um shampoo adequado para receber melhor a hidratação e de máscaras de hidratação e máscaras de reconstrução. “Na hidratação você deixa o cabelo mais macio e solto. Na reconstrução você deixa o cabelo mais fortificado e com brilho”, explica.
Indicações de produtos
Máscaras de reconstrução
Absolut Repair e Force Vector também da L’óreal Paris Professionnel